Problematizar as relações entre filosofia e cinema do ponto de vista da teoria cinematográfica e estética. Pensar o cinema significa problematizar a montagem dos filmes levando em conta os temas e o estilo dos cineastas.

Autores chave de pesquisa: Henri Bergson, Gilles Deleuze, Edgard Morin, Walter Benjamin, André Bazin, Glauber Rocha, Krakauer, Eduardo Coutinho.

Conceitos chave de pesquisa: tempo, espaço, movimento, sensação, (ir)racionalidade, forma, memória, signos, virtual.

Principais temas são:
  • – Teoria cinematográfica
  • – Signos cinematográficos em Deleuze.
  • – Imagens-eletrônicas ou numéricas.

Algumas publicações:

  1. Não é possível sociedade de controle e Deleuze http://www.radicallivros.com.br/livros/digitofagia/
  2. As relações entre imagens http://www.travessa.com.br/as-relacoes-entre-imagens/artigo/ef203da8-9367-4363-a2b1-b158950a77c8
  3. A questão da criação de imagens no cinema para Gilles Deleuze

Site com os signos cinematográficos em Gilles Deleuze

Atualmente, através do estudo sobre signos e tipos de imagens cinematográficas descritas por Gilles Deleuze nas obras Cinema, tomo 1 – A imagem-movimento (1983) e tomo 2 – A imagem-tempo (1985), estamos pesquisando e catalogando em site os exemplos

https://www.youtube.com/channel/UCAo35zMGkeeqyl7X08kBscQ

e também catalogados na página de instangram @deleuzecinema