Atualmente meu trabalho tem se dedicado a duas linhas de pesquisa que são a pesquisa sobre os fundamentos do ensino de filosofia, com a preocupação na problematização da didática e propedêutica combatendo a naturalização do ensino de filosofia. A outra linha se dedica a pesquisa sobre Gilles Deleuze e Felix Guattari, principalmente no que tange sua concepção do que é a filosofia e os aspectos metodológicos de seu trabalho, as linhas de força de seu pensamento. Por fim, mantenho a muitos anos um vivo interesse pela teoria cinematográfica e pelas inúmeras interfaces entre filosofia e cinema

Linhas de Pesquisa:

1)Pedagogia do Conceito – Pensando o Ensino de Filosofia

O objetivo da linha de pesquisa é problematizar filosoficamente os fundamentos do ensino de filosofia. Há uma linha teórica que utiliza metodologicamente o conceito de “imagem do pensamento” de Gilles Deleuze para pensar as implicações didáticas das escolhas teóricas dos fundamentos do ensino de filosofia com problemas relativos ao porquê ensinar filosofia, o que ensinar, como ensinar.

Autores chave de pesquisa: Gilles Deleuze, Felix Guattari, Frederic Cossutta, Celso Faveretto, Ricardo Fabrinni, Silvio Gallo, Renato Noguera, Franklin Leopoldo Silva, Lidia Rodrigo, Renata Aspis

Conceito chave de pesquisa: imagem do pensamento, criação conceitual, leitura de textos filosóficos

     1.1  Projeto: Recorte de textos filosóficos e seu ensino – esse subprojeto tem como referencial      teórico o trabalho de Frederic Cossutta e problematiza a didática e a propedêutica da filosofia através da pesquisa da presença do texto filosofico no curriculo e como pode se dar o seu ensino. Nessa perspectiva também contamos com produção de material didático, de preferência hospedado nesse site para que possibilite a interação com professores de ensino médio.

2) PROBLEMATIZAÇÃO DA NOÇÃO DE MÉTODO EM DELEUZE E GUATTARI

O objetivo dessa linha de pesquisa problematizar as noções de criação conceitual e método na filosofia de Gilles Deleuze, incluindo o período de produção conjunta com Felix Guattari. Extrair das anotações esparsas de Deleuze e Guattari sobre o seu método de trabalho bem como a leitura da obra O que é a filosofia? para pensar principalmente algumas relações da obra de Deleuze e Guattari com alguns autores como Nietzshe, Bergson, Simondon, mas também a ideia de uma produção de um método rizomático com Guattari.

Autores chave de pesquisa: Gilles Deleuze e Felix Guattari

Conceitos chave de pesquisa: singularidade, individuação, diferença, rizoma, imagem do pensamento, criação conceitual

 

3) PENSAMENTO E CINEMA

Problematizar as relações entre filosofia e cinema do ponto de vista da teoria cinematográfica e estética. Pensar o cinema significa problematizar a montagem dos filmes levando em conta os temas e o estilo dos cineastas.

Autores chave de pesquisa: Henri Bergson, Gilles Deleuze, Edgard Morin, Walter Benjamin, André Bazin, Glauber Rocha, Krakauer, Eduardo Coutinho.

Conceitos chave de pesquisa: tempo, espaço, movimento, sensação, (ir)racionalidade, forma, memória, signos, virtual.

       3.1 Projeto: Os signos cinematográficos em Gilles Deleuze

Atualmente, através do estudo sobre signos e tipos de imagens cinematográficas descritas por Gilles Deleuze nas obras Cinema, tomo 1 – A imagem-movimento (1983) e tomo 2 – A imagem-tempo (1985), estamos pesquisando e catalogando em site os exemplos

https://www.youtube.com/channel/UCAo35zMGkeeqyl7X08kBscQ