Vídeo sobre o curso

Pensando o cinema, os conceitos do cinema para Gilles Deleuze

Ementa

Para Deleuze, o cinema está entre a filosofia e a arte. Por isso ele pensou conceitos para os estilos dos cineastas, fazendo com que um estudo sobre cinema levasse em conta a montagem que organiza relações de fluxo de signos cinematográficos nas imagens, compondo um todo para os filmes. Desse modo, questões sobre tempo, espaço, conhecimento, virtual são relançadas pela montagem cinematográfica, traçando uma perspectiva da relação entre pensamento e cinema. Neste curso pretendemos pensar com Deleuze o cinema.

Cronograma

Módulo 1: Bergson e o cinema

Os comentários de Deleuze a filosofia de Henri Bergson e sua relação com o cinema.

          Encontro 1 – apresentação – as relações entre imagens

                                textos: Deleuze, G. Conversações (capítulo sobre cinema) e o Ato de criação

         Encontro 2 – Bergson e o cinema

                                textos: Bergson, H. Evolução Criadora, capítulo IV, a partir da p 328.

                                Imagem-movimento, capítulo 1 – primeiro comentário a Bergson.

Módulo 2: a montagem

A montagem põe em relação os signos e cria um fluxo de imagens que cria o filme.

A noção de estilo

            Encontro 3 – montagem – enquadrar, decupar e montar/ estilo e a proposição de trabalho em cima dessa ideia de ‘estilística’

                             texto: Imagem movimento capítulo 2 e 3

Módulo 3: Os signos cinematográficos

Modelo teórico instituído por Deleuze para pensar as relações entre imagens na narração cinematográfica

             Encontro 4 – signos cinematográficos – tipos de imagens e seus signos.

                             texto: Imagem-movimento, cap IV , segundo comentário a Bergson.

Módulo 4: Imagem-movimento

Conceito de Deleuze para entender uma fase da produção cinematográfica, muito relacionada com o seu início até a segunda guerra mundial

               Encontro 5 – imagem-percepção, imagem-afecção e imagem-ação

                             textos: trechos dos capítulos 5 ao 10

               Encontro 6 – componentes do conceito de Imagem-movimento: esquema sensório motor, aspiração ao verídico, imagem indireta do tempo

                             textos: trechos de Imagem-tempo, pg.155-167; p322-331;

                 Encontro 7 – expressionismo alemão, impressionismo francês, soviético e hollywood

                           textos: trechos dos capítulos 5 ao 10

               Encontro 8 – neorealismo e hitchcock

                            textos: Imagem-movimento, capítulo crise da imagem-ação e capítulo 1 de Imagem-tempo.

Módulo 5: Imagem-tempo

Conceito de Deleuze para pensar as novas ondas cinematográficas a partir do neo-realismo italiano.

               Encontro 9 – terceiros e quartos comentários a Bergson

                             textos: capítulos 3 e 5 de Imagem-tempo

              Encontro 10 – potencia do falso, imagem cristal, tempo diretamente apresentado

                            textos: Imagem-tempo, capítulos 4 e 6

              Encontro 11 – noosignos – pensamento e cinema

                             textos: Imagem-tempo, capítulos 7 e 8

              Encontro 12 – Diagnósticos dos dias atuais.

                           textos: Imagem-tempo, conclusão e Conversações.

Total: 42 horas (36 presenciais + 6h elaboração de resenha de um filme)