Vídeo sobre o curso
Pensando o cinema, os conceitos do cinema para Gilles Deleuze
Ementa
Para Deleuze, o cinema está entre a filosofia e a arte. Por isso ele pensou conceitos para os estilos dos cineastas, fazendo com que um estudo sobre cinema levasse em conta a montagem que organiza relações de fluxo de signos cinematográficos nas imagens, compondo um todo para os filmes. Desse modo, questões sobre tempo, espaço, conhecimento, virtual são relançadas pela montagem cinematográfica, traçando uma perspectiva da relação entre pensamento e cinema. Neste curso pretendemos pensar com Deleuze o cinema.
Cronograma
Módulo 1: Bergson e o cinema
Os comentários de Deleuze a filosofia de Henri Bergson e sua relação com o cinema.
Encontro 1 – apresentação – as relações entre imagens
textos: Deleuze, G. Conversações (capítulo sobre cinema) e o Ato de criação
Encontro 2 – Bergson e o cinema
textos: Bergson, H. Evolução Criadora, capítulo IV, a partir da p 328.
Imagem-movimento, capítulo 1 – primeiro comentário a Bergson.
Módulo 2: a montagem
A montagem põe em relação os signos e cria um fluxo de imagens que cria o filme.
A noção de estilo
Encontro 3 – montagem – enquadrar, decupar e montar/ estilo e a proposição de trabalho em cima dessa ideia de ‘estilística’
texto: Imagem movimento capítulo 2 e 3
Módulo 3: Os signos cinematográficos
Modelo teórico instituído por Deleuze para pensar as relações entre imagens na narração cinematográfica
Encontro 4 – signos cinematográficos – tipos de imagens e seus signos.
texto: Imagem-movimento, cap IV , segundo comentário a Bergson.
Módulo 4: Imagem-movimento
Conceito de Deleuze para entender uma fase da produção cinematográfica, muito relacionada com o seu início até a segunda guerra mundial
Encontro 5 – imagem-percepção, imagem-afecção e imagem-ação
textos: trechos dos capítulos 5 ao 10
Encontro 6 – componentes do conceito de Imagem-movimento: esquema sensório motor, aspiração ao verídico, imagem indireta do tempo
textos: trechos de Imagem-tempo, pg.155-167; p322-331;
Encontro 7 – expressionismo alemão, impressionismo francês, soviético e hollywood
textos: trechos dos capítulos 5 ao 10
Encontro 8 – neorealismo e hitchcock
textos: Imagem-movimento, capítulo crise da imagem-ação e capítulo 1 de Imagem-tempo.
Módulo 5: Imagem-tempo
Conceito de Deleuze para pensar as novas ondas cinematográficas a partir do neo-realismo italiano.
Encontro 9 – terceiros e quartos comentários a Bergson
textos: capítulos 3 e 5 de Imagem-tempo
Encontro 10 – potencia do falso, imagem cristal, tempo diretamente apresentado
textos: Imagem-tempo, capítulos 4 e 6
Encontro 11 – noosignos – pensamento e cinema
textos: Imagem-tempo, capítulos 7 e 8
Encontro 12 – Diagnósticos dos dias atuais.
textos: Imagem-tempo, conclusão e Conversações.
Total: 42 horas (36 presenciais + 6h elaboração de resenha de um filme)