Sobre a “pedagogia do conceito”
Pedagogia do conceito é a expressão utilizada por Deleuze e Guattari em sua obra O que é a filosofia? para expressar a capacidade de autoconsistência que os conceitos criados na filosofia possuem.
Segundo Deleuze e Guattari, um conceito possui por definição uma variedade de elementos inseparáveis e em relações de vizinhança, construídos em um plano de imanência, que é um recorte da multiplicidade problemática e caótica do mundo. O conceito é “pedagógico” porque se sustenta em pé, porque consegue criar sentido através de uma consistência. Consistência obtida na combinação dinâmica da tecitura das relações entre os seus elementos variáveis, configurando soluções para problemas que o agitam, problemas estes experimentados nos encontros com a vida, com um fora, com o caos. Um fora como um caos de excesso de devires, cheio de acontecimentos vibrando intensamente, conectando-se e se separando pela diferença que são uns em relação aos outros, de todos os modos e em todas as direções, o que torna o pensar um experimentar as singulares relações intensivas desses acontecimentos.
Sobre as imagens da abertura
Jean Tinguely produziu entre 1987 e 1990, conforme catálogo do Museu Tinguely na Basiléia, uma série de esculturas chamadas Os filósofos. Em 1988, por ocasião de uma retrospectiva de sua obra no Centro Georges Pompidou em Paris, ele elaborou uma peça chamada “Última colaboração com Yves Klein”, que era um amigo filósofo e aproveitando o momento também produziu essa série de figuras para “as pessoas que o ajudaram na juventude a pensar e o inspiraram”.
As peças chegam a ser descritas como “um conjunto cinético de porcarias com formas zoomórficas ou antropomórficas”. As obras são dedicadas a Jean- Jacques Rousseau, Friedrich Engels, Jakob Burckhardt, Henri Bergson, Piotr Kropotkin, Martin Heidegger e alguns outros.
Nas palavras de Deleuze e Guattari
“são retratos mentais noéticos, maquínicos. E, embora sejam feitos ordinariamente com meios filosóficos, pode-se também produzir esteticamente. É assim que Tinguely apresentou recentemente monumentais retratos maquínicos de filósofos, operando poderosos movimentos infinitos, conjuntos ou alternativos, redobráveis e desdobráveis, com sons, clarões, matérias de ser e imagens do pensamento, segundo planos curvos complexos” (Qf, p. 68-69 [p. 55-56])
Objetivo do site
Este site foi criado com o intuito de tornar público as atividades enquanto professor da UFABC. Portanto ele é distribuído nos três pilares: pesquisa, ensino e extensão. Neste sentido, poderão ser encontrados resultados de projetos de pesquisa e de extensão, programas de disciplinas e materiais didáticos para o ensino de filosofia.
Relembramos que o site está em permanente reconstrução.
André Luis La Salvia
la.salvia@ufabc.edu.br