O objetivo da linha de pesquisa é problematizar filosoficamente os fundamentos do ensino de filosofia. Há uma linha teórica que utiliza metodologicamente o conceito de “imagem do pensamento” de Gilles Deleuze para pensar as implicações didáticas das escolhas teóricas dos fundamentos do ensino de filosofia com problemas relativos ao porquê ensinar filosofia, o que ensinar, como ensinar.

Autores chave de pesquisa: Gilles Deleuze, Felix Guattari, Frederic Cossutta, Celso Faveretto, Ricardo Fabrinni, Silvio Gallo, Renato Noguera, Franklin Leopoldo Silva, Lidia Rodrigo, Renata Aspis

Conceito chave de pesquisa: imagem do pensamento, criação conceitual, leitura de textos filosóficos

     1.1  Projeto: Recorte de textos filosóficos e seu ensino – esse subprojeto tem como referencial      teórico o trabalho de Frederic Cossutta e problematiza a didática e a propedêutica da filosofia através da pesquisa da presença do texto filosofico no curriculo e como pode se dar o seu ensino. Nessa perspectiva também contamos com produção de material didático, de preferência hospedado nesse site para que possibilite a interação com professores de ensino médio.