Roteiro de aulas, recorte de texto e história do sábio Solon de Salamina

 

Os sábios Gregos viveram por volta dos séculos VII e VI a.c. e para alguns foram os precursores da filosofia. Eram chamados de sábios porque tinham por objetivo melhorar os costumes de seus concidadãos.

Os sábios procuravam ensinar os cidadãos através da invenção das primeiras “leis” e através do exemplo. Os sábios costumavam se expressar através de frases que, por serem lições práticas de conduta, são chamadas de máximas. As máximas foram elaboradas a partir das observações e experiências de vida.

Os objetivos dos sábios eram ordenar e organizar a vida social, reconciliar e unificar a cidade inventando as leis e as regras para alguns tipos de relação entre as pessoas – formando assim um conjunto de ensinamentos das virtudes de um cidadão.

Esta sabedoria teve como princípios as idéias de que todos são iguais no desejo de uma vida feliz e harmoniosa e para que isso aconteça devemos seguir certas regras que dizem como nós devemos nos relacionar bem com as pessoas para evitar os conflitos que surgem do choque entre pessoas de grupos e camadas sociais diferentes.

As máximas são expressões do pensamento, pois são fruto da reflexão dos sábios diante dos fatos da vida e da resolução de problemas de sua realidade e procuram estabelecer uma medida para julgar os atos dos homens, por isso são também consideradas éticas.

Ética – os ensinamentos dos sábios

ensinamentos dos sabios

Ética – História de Solon, Herodotos

 

Os Ensinamentos dos Sábios Gregos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *