EMENTA |
Que é isto, a Filosofia? possíveis definições de Filosofia. Para que Filosofia no Ensino Médio? Justificativas para o seu ensino. O papel formativo da Filosofia no processo educativo. |
OBJETIVOS |
Percorrer de modo crítico algumas justificativas e definições do que é e para que serve a filosofia que são frequentes em metodologias de ensino. O objetivo é despertar no aluno o interesse em elaborar seus percursos de apresentação da filosofia em situações de ensino ao circular com autonomia em algumas das definições existentes. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
b) Arantes – o problema da filosofia no brasil e sobre a nossa tradição exegética cópia c) Leopoldo Silva – função social + O ensino de filosofia no contexto das políticas educacionais (Rodrigues) d) Oficina do conceito, Silvio Gallogallo-filosofia-e-seu-ensino-conceito-e-transversalidade + Lidia Rodrigo4077-14208-1-PB Textos extras, para o noturno: e) aspisO PROFESSOR DE FILOSOFIA + filosofando na era digital f) ARTIGO_NaturezaFilosofiaEnsino + formação e ensino de filosofia g) o sentido e o lugar do texto filosofico + reflexão sobre a avaliação h) por_uma_didactica_da_filosofia +
8. Deleuze e o ensino de filosofia atenção: alguns textos estão no tidia: https://tidia4.ufabc.edu.br/portal/directtool/7a887b3e-8f46-4a2e-a3da-4c4a59f6448b/ |
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
1. Seminários da bibliografia básica em grupos; 2. Memorial acadêmico: dissertação pessoal com a reflexão sobre o repertório de leituras filosóficas e formação pedagógica que foi acumulando na vida escolar/universitária. |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
1. ARANTES, P. et all (Org.). A Filosofia e seu ensino. Petrópolis, RJ: Vozes; São. 2. FÁVERO, A. A.; RAUBER, J. J.; KOHAN, W. O. (Org.) Um olhar sobre o ensino de filosofia. Unijuí: Editora UNIJUÍ, 2002. 3. GALLO, S. e KOHAN, W.O. Crítica de alguns lugares-comuns ao se pensar a filosofia no ensino médio. IN: GALLO, S. e KOHAN, W.O. (orgs.) Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes, 2000. 4.. LEBRUM, G. Por que filósofo? Estudos CEBRAP-15, São Paulo, 1976. 5. VELASCO, P. D. N. e PEREIRA, M S. Práticas de ensino e formação docente: notas sobre a experiência da Licenciatura em Filosofia da UFABC. Santa Maria, v. 40, n. 1, p 37-52, jan-abr. 2015. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
|