Tema : Observação do uso de textos filosóficos no ensino de filosofia.

1. Introdução

Há uma aparente paradoxo nas discussões sobre o ensino de filosofia através de textos filosóficos que é a enorme importância dada a centralidade do texto filosófico em muitas pesquisas e leis e ao mesmo tempo a pouca freqüência de textos filosóficos nos livros didáticos, de pesquisas sobre como utilizá-los e, por fim, a percepção geral de que ele é pouco usado nas salas de aula.

O diagnóstico desse paradoxo é fruto de uma perspectiva que adotamos para o ensino de filosofia de que ele deve ocorrer com a presença de seus textos e nesse sentido queremos pensar o estágio supervisionado a partir desse direcionamento. Desse modo, o que planejamos é que os estagiários e estagiárias observem a presença e a utilização do texto filosófico em sala de aula, façam uma discussão sobre os limites e possibilidades do seu uso e por fim proponham aulas em que há trabalhos com excertos de textos filosóficos.

Assim colocado o estágio se compõem de três partes que simultâneas:

1) observar a didática do professor, refletindo sobre sua dinâmica com o texto filosófico. Nesse sentido, conversas com esse professor são imprescindíveis para formular sua observação, questioná-lo sobre a concepção de currículo, a presença do texto, a leitura com os alunos, a escolha propedêutica, entre outras questões. Nessas conversas também pode ser avaliada a possibilidade de regência por parte do estagiário, em consonância com o planejamento do professor.

2) A discussão teórica sobre os limites e possibilidades do uso de textos filosóficos será realizado nos encontros de orientação de estágio.

3) será solicitado que os alunos façam regência de aulas, utilizando excertos de textos filosóficos, previamente acordados com os professores observados.

2. Cronograma e carga horária

O estágio compreende 80 horas. Das quais, 20 delas são os encontros semanais de orientação, distribuídas da seguinte forma:

19/2

Apresentação do plano de estágio

26/2

Leitura e discussão texto:FAVERO, A.A.; CEPPAS, F.; GONTIJO, P.E.; GALLO, S.; KOHAN, W. O ensino de filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais. Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 64, p. 257-284, set./dez. 2004,

5/3

Leitura e discussão texto:PERENCINI Tiago B.; RODRIGUES, A. UMA PROBLEMATIZAÇÃO FILOSÓFICA ACERCA DO ENSINO DE FILOSOFIA: DA (DE)FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA ÀS PRÁTICAS ESCOLARES NO ENSINO MÉDIO Trilhas Pedagógicas, v. 4, n. 4, Ago. 2014, p. 103-115

12/3

Leitura e discussão texto:Orientações curriculares para o ensino médio: ciências humanas e suas tecnologias (2009)

19/3

Leitura e discussão texto: RODRIGO, Lidia M. Filosofia no ensino médio: metodologia e práticas de ensino.Cadernos do NEFI Vol. 1, no 1, 2015 ISSN 2237-289X

26/3

Leitura e discussão texto:COSSUTTA, Frederic. Elementos para a leitura de textos filosoficos.

2/4

9/4

Leitura e discussão texto:Maria de Lurdes de Andrade de Pina Pereira de Oliveira, A CENTRALIDADE DO TEXTO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA FILOSOFIA NO ENSINO SECUNDÁRIO: SOBRE A QUESTÃO DA LEITURA INTEGRAL DO TEXTO FILOSÓFICO

16/4

Leitura e discussão texto:VIEIRA, Wilson J.; Horn, Geraldo B. O sentido e o lugar do texto filosófico nas aulas de filosofia do Ensino Médi Revista Digital de Ensino de Filosofia – Santa Maria – vol.1., n.2 – jul./dez. 2015.

23/4

Leitura e discussão texto:VIEIRA, Wilson J.; HORN, Geraldo B. O ENSINO DE FILOSOFIA E O USO DO TEXTO FILOSÓFICO NO ENSINO MÉDIO PDE Versão On-line ISBN 978-85-8015-076-6 Cadernos PDE 2013

As demais 60 horas compreenderão as horas de observação/regência da escola bem como as atividades envolvida na elaboração da aula a ser regida e do relatório de estágio.

A contagem de horas são realizadas através de duas fichas de estágio que devem ser assinadas pelos professores responsáveis ao término de cada dia de atividades. Nesse sentido é imprescindível o aluno portar suas fichas para as aulas de orientação bem como visitas as escolas. As referidas planilhas estão em anexo nesse plano e se encontram no endereço:

3. Relatório de estágio

O relatório final de estágio deverá ser entregue até o dia 10/5 a partir do modelo solicitado e disponível aqui:

Relatório de estágio_proposta V

Anexo ao relatório final devem ser entregues as fichas de contagem de horas, devidamente preenchidas.