Planejamento da disciplina
Objetivos gerais

Tendo em vista a produção de planos de aula com a utilização de textos filosóficos, o objetivo do curso é utilizar do método de leitura proposto por Frederic Cossutta para discutir e operar o recorte de textos e sua leitura no nível médio.

Objetivos específicos
1 – produzir programas de ensino e planos de aula;
2 – abordar questões acerca do processo de ensino-aprendizagem de filosofia no nível médio a partir do uso de textos filosóficos .
3 – Oferecer subsídios teóricos e operacionais que capacitem o exercício docente filosófica através da elaboração de planos de aulas e sequências didáticas.

Ementa
Elaboração, avaliação crítica e reelaboração de programas de ensino e planos de aula de Filosofia para o Ensino Médio. Eventual produção de materiais didáticos e paradidáticos de Filosofia.

Descrição dos instrumentos e critérios de avaliação qualitativa

Elaboração de plano de aulas utilizando textos filosóficos, com suas estratégias de abordagem e sistema avaliativo.
Fluxo contínuo de atividades seguindo os capítulos da obra estudada.

Referências bibliográficas básicas
1.COSSUTTA, Frederic. Elementos para a leitura dos textos filosóficos. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

2. ROLIM, Wiliane Viriato. A filosofia como discurso constituinte. Letras & Letras, Uberlândia 22 (2) 47-54, jul./dez. 2006
Referências bibliográficas complementares
1. Livros Didáticos PNLD

ARANHA, Maria Lúcia; MARTINS, Maria H. Filosofando. Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 1986.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995.
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia. Ser, Saber e Fazer. São Paulo: Saraiva, 1995.
GALLO, Sílvio; Experiência do Pensamento. Ed Moderna, SP 2014.
2. Sobre ensino de filosofia

LIPMAN, M. et all. A filosofia na sala de aula. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.
LORIERI, Marcos Antônio. Filosofia no Ensino Fundamental. São Paulo, Cortez, 2002.
NOBRE, Marcos; TERRA, Ricardo. Ensinar Filosofia: uma conversa sobre aprender a aprender. São Paulo: Papirus, 2007.
GALLO; S.; DANELON, M.; CORNELLI, G.(Org.). Ensino de Filosofia: teoria e prática. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2004.
GHEDIN, E. Ensino de Filosofia no Ensino Médio. São Paulo: Cortez, 2008.
LORIERI, M.A.Filosofia: fundamentos e métodos. São Paulo:Cortez, 2002.(Coleção docência em formação).
SEVERINO, A.J.Filosofia. São Paulo:Cortez, 1992.
VELASCO, P. D. N. Educando para a argumentação: contribuições do ensino da
lógica. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. (Coleção Ensino de Filosofia, 3)
F. Cossutta

1.COSSUTTA Frédéric. Pour une analyse du discours philosophique. In: Langages, 29e année, n°119, 1995. pp. 12-39. doi : 10.3406/lgge.1995.1721
http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/lgge_0458- 726X_1995_num_29_119_1721.
2. COSSUTTA, Frédéric « Neutralisation du point de vue et stratégies argumentatives dans le discours philosophique », Semen [En ligne], 17 | 2004, mis en ligne le 29 avril 2007. URL : http://semen.revues.org/2321.
3. MAINGUENEAU, Dominique, Cossutta Frédéric. L’analyse des discours constituants. In: Langages, 29e année, n°117, 1995. pp.112-125. Doi : 10.3406/ lgge.1995.1709 http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/lgge_0458- 726X_1995_num_29_117_1709.
4. MAINGUENEAU, Dominique. L’énonciation philosophique comme institution discursive. In: Langages, 29e année, n°119, 1995. pp. 40-62.doi : 10.3406/lgge.1995.1722 http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/lgge_0458- 726X_1995_num_29_119_1722.