EMENTA

Neste curso, toma-se o ensino da filosofia como problema de investigação filosófica, refletindo sobre os pressupostos filosóficos deste ensino: o que é filosofia? O que significa ensinar? E aprender? É possível ensinar e aprender filosofia? O que há de criação e de repetição na filosofia e em seu ensino? Quais os objetivos e o valor formativo da filosofia como disciplina do ensino médio? Quais as relações entre filosofia, história e ensino da filosofia? Discute-se, por fim, o lugar do ensino de filosofia como área de conhecimento e a formação do professor de filosofia entre a questão pedagógica e a problemática filosófica.

OBJETIVOS

Percorrer de modo crítico algumas justificativas e definições do que é e para que serve a filosofia que são frequentes em metodologias de ensino. O objetivo é despertar no aluno o interesse em elaborar seus percursos de apresentação da filosofia em situações de ensino ao circular com autonomia em algumas das definições existentes.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Parte – O ensino de filosofia como problema filosofico (2 semanas)

1.1 – O ensino de filosofia enquanto problema filosofico e breve histórico do ensino de filosofia no Brasil

1.2 – Cerletti e a filosofia do ensino de filosofia

1. Parte – Ensino de filosofia no Brasil: algumas perspectivas (3 semanas)

2.1 lugares comuns do ensino de filosofia

2.2 Um certo debate sobre o ensino de filosofia a)Filosofia e filosofar no conflito das faculdades (Notícias do professor Kant sobre a organização de suas preleções no semestre de inverno de 1765-66Kant – Noticia do professor Kant; Sobre o ensino de filosofia, de Hegel; Sobre a filosofia universitária, de Schopenhauer)

Seminários b) Lebrum – por que filosofo? + notas sobre o ensino de filosofia – favaretto

c) Leopoldo Silva – função social

d) gallo-filosofia-e-seu-ensino-conceito-e-transversalidade + Lidia Rodrigo4077-14208-1-PB

e) Osvaldo Prochat e o metodo estruturalvol1n1-2 + Morguttisobre a nossa tradição exegética cópia

1. Parte – As diferentes formas de apresentar o que é a filosofia mais comuns nos livos didáticos(5 semanas)

3.1 A questão da origem da filosofia: milagre grego, passagem do mito a filosofia ou um tabu da filosofia? (vernant – capIV, V, VIIe Cópia de renatonogueira – tabu da filosofia)

3.2 Espanto, Admiração e Dúvida como começo do filosofar (Menon de Platao, Livro I – Alpha, da Metafisica e Principios da Filosofia de Descartes)

3.3 Senso comum e bom senso (Caderno 11, Cadernos do Cárcere de Gransci e Demerval Saviani, Educação: do senso comum à consciência filosófica)

3.4 Deleuze e Guattari, a filosofia como criação conceitual

4. Parte Apresentações dos alunos de suas simulações de aula de apresentação da filosofia (2 semanas)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

1. Texto autoral sobre o que é e para que serve a filosofia

2. Seminário de um dos artigos sobre ensino de filosofia no Brasil

3. Apresentação de plano de aula e da aula sobre Introdução a filosofia

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1) ARANTES, P. et all (Org.). A Filosofia e seu ensino. Petrópolis, RJ: Vozes; São Paulo: EDUC, 1995. (Série eventos)

2) CERLETTI, A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Tradução de Ingrid M. Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

3) GALLO, S.; KOHAN, W. O. Crítica de alguns lugares-comuns ao se pensar a filosofia no ensino médio. In: Gallo; Kohan. (Org.). Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes, 2000.

4) GALLO, S.;A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. ETHICA RIO DE JANEIRO, V.13, N.1, P.17-35, 2006

LEBRUN, G. Por que filósofo?. In: Estudos CEBRAP, São Paulo, V.15, 1976, p.148- 153.

5) MARGUTTI, Paulo. Sobre a nossa tradição exegética e a necessidade de uma reavaliação do ensino de Filosofia no país. Kriterion [online]. 2014, vol.55, n.129, pp.397-410. ISSN 0100-512X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-512X2014000100024.

6) Porchat, Oswaldo P. Discurso aos estudantes de filosofia da USP sobre a pesquisa em filosofia. Revista Dissenso, n2, 1999

7) RODRIGO, Lidia M. Filosofia no ensino médio: metodologia e práticas de ensino.Cadernos do NEFI Vol. 1, no 1, 2015 ISSN 2237-289X

BIBLIOGRAFIA DE REFERENCIA

1) História do Ensino de filosofia no Brasil

1.1) Antonio Paim, História das Ideias Filosóficas no Brasil – Vol. II As correntes institutodehumanidades.com.br/arquivos/vol_ii_problemas_filosofia_brasileira.pdf

1.2) Paulo Margutti, Historia da filosofia do Brasil – o periodo colonial (1500-1822)

1.3) Ricardo Terra e Marcos Nobre. Ensinar Filosofia: uma Conversa Sobre Aprender a Aprender. Papirus, Campinas. 2007

1.4) GHEDIN, Evandro. Pensamento reflexivo e ensino da filosofia no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

2) Filósofos sobre ensino de filosofia

2.1) Kant. Notícia do prof Kant sobre a organização de suas preleções no semestre de inverno de 1765-1766. In: Lógica. RJ, Tempo Brasileiro, 1992

2.2) Hegel. Sobre o Ensino de filosofia. Lusofias press

2.3) Schopenhauer, A. Sobre a filosofia universitária

2.4) Nietzsche, F. Schopenhauer Educador.

3) sobre as práticas mais comuns do ensino de filosofia

3.1) Vernant, J.P. As origens do pensamento grego. Difel, 2002

3.2) Nogueira, Renato. O tabu da filosofia.

3.3) Aristoteles. Metafisica. Edições Loyola, SP, 202

3.4) Platao.

3.5) Descartes. Principios da Metafisica, Edições 70, 1997

3.6) Gransci, A. Cadernos do Cárcere, Vol1, caderno 11. Civilização Brasileira, 1999

3.7) Saviani, D. Educação: do senso comum a consciência filosófica. Autores Associados, 1996

3.8) Deleuze. Conversações, Ed. 34, 1992

3.9) Deleuze e Guattari. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.