Ementa Básica

ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

Ementa: O objeto de estudo da disciplina é o material didático utilizado para a sua prática. Tem em vista, portanto, a origem dos materiais didáticos, os principais recursos didáticos atuais. Propõe, por um lado, uma análise sobre os objetivos, adequação, diversidade de usos e o seu momento certo, o que compreende um levantamento dos materiais mais apropriados para o ensino de Filosofia e uma reflexão sobre modos de conciliação entre os instrumentos teóricos e metodológicos com os didáticos de acordo com os objetivos do professor e respeitada a sua autonomia e peculiaridades da disciplina. Por outro lado, propõe uma atividade prática de confecção e verificação dos resultados do material didático.

Bibliografia:

ASPIS, R. P. L. O Professor de Filosofia: o ensino de filosofia no Ensino Médio como experiência filosófica. Cadernos CEDES, São Paulo, 01 set. 2004. http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v24n64/22832.pdf

MEUCCI, Arthur; BARROS FILHO, C. O que ensinar filosofia quer dizer? Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 1, 2010, p. 72-92.

Plano de ensino:

Conteúdo programático

1) a origem dos materiais didáticos da filosofia

Ensino de filosofia: a origem dos materiais didáticos (manuais) até os principais recursos didáticos atuais (PNLD, apostilas de sistemas de ensino, recursos digitais e realidade aumentada).

PNLD: uma análise sobre os objetivos, adequação, diversidade de usos e o seu momento certo,

2) os principais recursos didáticos atuais.

3) uma análise sobre os objetivos, adequação, diversidade de usos e o seu momento certo, o que compreende um levantamento dos materiais mais apropriados para o ensino de Filosofia e uma reflexão sobre modos de conciliação entre os instrumentos teóricos e metodológicos com os didáticos de acordo com os objetivos do professor e respeitada a sua autonomia e peculiaridades da disciplina.

– temas, problemas, HF, habilidades

– imagens/videos na construção do material didático

– qual tradição escolher – o papel das filósofas e da pluriversalidade da filosofia

– recortes de textos filosóficos

– avaliação/enem

– novas tecnologias e o ensino de filosofia

4) uma atividade prática de confecção e verificação dos resultados do material didático.

Elaboração dos projetos dos alunos: uma reflexão sobre modos de conciliação entre os instrumentos teóricos e metodológicos com os didáticos de acordo com os objetivos do professor e respeitada a sua autonomia e peculiaridades da disciplina. Com uma atividade prática de confecção e verificação dos resultados do material didático.

seman

19/2

Os tipos de materiais didáticos: manuais, antologias de textos, apostilas de historia da filosofia, livros do PNLD,

– breve histórico do ensino de filosofia no brasil – a era dos manuais

– as alternativas aos manuais (antologias de recortes de textos, de citações, guias folha e globo).

– apostilas de sistemas de ensino

Apresentação de proposta do curso e breve historia do ensino de filosofia no Brasil, com foco no material didático

26/2

Atualidade – PNLD seu edital, seus livros, suas possibilidades de trabalho

– documentos oficiais

– escolha de um livro do PNLD para fazer uma apresentação crítica sobre seus limites e possibilidades

Edital_PNLD_2018_ENSINO_MEDIO_consolidado_3_Alteracao

Guia_PNLD_2018_Filosofia

5/3

Avaliação crítica dos Livros do PNLD e

Apresentação de materiais próprios já desenvolvidos e leitura critica de artigo

Atividade:

Apresentação de avaliações críticas do alunos sobre obras escolhidas

Bibliografia:

MEUCCI, Arthur; BARROS FILHO, C. O que ensinar filosofia quer dizer?  Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 1, 2010, p. 72-92.

12/3

Projetos – discussão e elaboração

Pré-apresentação dos materiais para os projetos

19/3

Critérios para material didático – Uma velha questão: Temas, problemas, HF ou habilidades

Bibliografia:

ASPIS, R. P. L. O Professor de Filosofia: o ensino de filosofia no Ensino Médio como experiência filosóficaCadernos CEDES, São Paulo, 01 set. 2004.

26/3

Critérios para material didático – filósofos e filósofas escolhidas

– Renato Nogueira, O tabu da filosofia

– Renato Nogueira. Lei 10639 e o ensino de filosofia Link:

2/4

Critérios para material didático – Imagens/videos no ensino de filosofia

–  CRUZ, F. A imageite e seus interstícios num livro de filosofia

– RUFINONI, P. Filosofia da arte e estética- um caminho e muitos desvios

9/4

Critérios para material didático – Imagens/videos no ensino de filosofia

Bibliografia:

O Ensino da filosofia através do cinema: pressupostos teóricos e práticos a partir do projeto cineclube, Alessandro Reina

– O filme filosofa, Joao Maria Mendes

16/4

Critérios para material didático – Texto filosófico na aula de filosofia

– Cossutta, F. Elementos para a leitura de textos filosóficos

23/4

Critérios para material didático – Texto filosófico na aula de filosofia

A Centralidade do Texto no Ensino e Aprendizagem da Filosofia

7/5

Critérios para material didático – A questão da avaliação

Alejandro Cerletti Avaliação em Filoso a. Aspectos didáticos e políticos

Avaliação em filosofia sim. Por que não? Uma proposta para a elaboração de instrumentos avaliativos de filosofia na educação básica. Marines Barbosa de oliveira Dias.

14/5

Critérios para material didático – A questão da avaliação

A PRESENÇA DA FILOSOFIA NO ENEM: UMA ANÁLISE A PARTIR DA CONCEPÇÃO HISTÓRICA-TEMÁTICA-PROBLEMATIZADORA

21/5