EMENTA

Que é isto, a Filosofia? possíveis definições de Filosofia. Para que Filosofia no Ensino Médio? Justificativas para o seu ensino. O papel formativo da Filosofia no processo educativo.

OBJETIVOS

Percorrer de modo crítico algumas justificativas e definições do que é e para que serve a filosofia que são frequentes em metodologias de ensino. O objetivo é despertar no aluno o interesse em elaborar seus percursos de apresentação da filosofia em situações de ensino ao circular com autonomia em algumas das definições existentes.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. As definições e as justificativas de ensino de filosofia enquanto problema filosófico.

2. Breve histórico do ensino de filosofia no Brasil.

3. A questão da origem da filosofia: milagre grego, passagem do mito a filosofia ou um tabu da filosofia?

4. Admiração e Dúvida como origem do filosofar )

5. Filosofia e filosofar no conflito das faculdades

6. Senso comum e bom senso (

7. Textos para Seminários a) Lebrum – por que filosofo? + Favaretto – notas sobre ensino de filo

b) Arantes – o problema da filosofia no brasil e sobre a nossa tradição exegética cópia

c) Leopoldo Silva – função social    + O ensino de filosofia no  contexto  das  políticas  educacionais   (Rodrigues)

d) Oficina do conceito, Silvio Gallogallo-filosofia-e-seu-ensino-conceito-e-transversalidade + Lidia Rodrigo4077-14208-1-PB

Textos extras, para o noturno:

e)  aspisO PROFESSOR DE FILOSOFIA    + filosofando na era digital

f)   ARTIGO_NaturezaFilosofiaEnsino  + formação e ensino de filosofia

g)   o sentido e o lugar do texto filosofico + reflexão sobre a avaliação

h)    por_uma_didactica_da_filosofia +

8. Deleuze e o ensino de filosofia

atenção: alguns textos estão no tidia:

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

1. Seminários da bibliografia básica em grupos;

2. Memorial acadêmico: dissertação pessoal com a reflexão sobre o repertório de leituras filosóficas e formação pedagógica que foi acumulando na vida escolar/universitária.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. ARANTES, P. et all (Org.). A Filosofia e seu ensino. Petrópolis, RJ: Vozes; São.

2. FÁVERO, A. A.; RAUBER, J. J.; KOHAN, W. O. (Org.) Um olhar sobre o ensino de filosofia. Unijuí: Editora UNIJUÍ, 2002.

3. GALLO, S. e KOHAN, W.O. Crítica de alguns lugares-comuns ao se pensar a filosofia no ensino médio. IN: GALLO, S. e KOHAN, W.O. (orgs.) Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes, 2000.

4.. LEBRUM, G. Por que filósofo? Estudos CEBRAP-15, São Paulo, 1976.

5. VELASCO, P. D. N. e PEREIRA, M S. Práticas de ensino e formação docente: notas sobre a experiência da Licenciatura em Filosofia da UFABC. Santa Maria, v. 40, n. 1, p 37-52, jan-abr. 2015.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. 1. DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a Filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro, Ed. 34, 1992.

2. 2. DELEUZE, G. Nietzsche e a filosofia.

3. 3. CERLETTI, Alejandro. O Ensino de Filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

4. 4. GRANGER, G.-G. Por um conhecimento filosófico. Tradução de Constança M. Cesar Lucy M. Cesar. Campinas, SP: Papirus, 1989.

5. 5. LORIERI, M. A.; RIOS, T. A. Filosofia na escola: o prazer da reflexão. São Paulo: Moderna, 2008.

6. 6. NETO, Henrique Nielsen (Org.) O ensino da filosofia no 2º grau. São Paulo: SEAF/Sofia, 1987, p. 101-109.

7. 7. SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.

8. 8. SILVA, F. L. “Por que Filosofia no 2º grau?”. Estudos Avançados, v. 6, n. 14. São Paulo, IEA/USP, jan/abr 1992.