Ementa: Pretende-se utilizar o cinema para pensar sobre questões estéticas, história do cinema, linguagem e crítica cinematográficas, bem como sobre conceitos filosóficos como: tempo, espaço, movimento, sensação, (ir)racionalidade, forma, memória, signos, virtual etc. e também sobre questões pedagógicas, educacionais e escolares, de interesse para a formação de professores.
Objetivo
A ideia principal do curso é discutir criticamente alguns textos principais que estabelecem a relação entre pensamento e cinema, criando aquilo que poderia ser chamada de filosofia do cinema. As abordagens teóricas possibilitarão aos alunos se posicionarem diante das múltiplas perspectivas que podem adotar diante das teorias cinematográficas (critica cinematográfica, análises de filmes em áreas de conhecimento, utilização pedagógica de filmes, atuação em cineclubes, oficinas de criação)
Avaliação
A avaliação será progressiva na participação em aula na discussão de textos, na produção de uma resenha crítica de um filme (individual), ou de um autor, e na produção de um projeto utilizando o cinema (pode ser individual ou em grupos – critica cinematográfica, análises de filmes em áreas de conhecimento, utilização pedagógica de filmes, atuação em cineclubes, oficinas de criação). Entrega de resenha crítica 23/10 e de projeto primeira versão 13/11, versão final 10/12.
Cronograma
Aulas | Tema | Texto base – plataforma TIDIA |
1
18/9 |
Apresentação do curso/ evolução técnica do cinema | Apresentação PPT e imagens |
2
25/9 |
O filme filosofa – delimitação de diferentes relações entre filosofia e cinema | Joao maria mendes, o filme filosofa. |
3
2/10 |
Filosofia e cinema – a questão do movimento e da reprodução do movimento |
BERGSON, H. Evolução Criadora. DELEUZE, G. A Imagem-movimento, cinema 1. Capitulo 2 |
4
9/10 |
Os conceitos do cinema – movimento, montagem, signos |
DELEUZE, G. A Imagem-movimento, cinema 1.Capitulo 3 e 4
|
5
16/10 |
Os conceitos do cinema – tempo, cristal |
DELEUZE, G. A imagem-tempo, cinema2. (cap 3 e 5) |
6
23/10 |
O papel teórico da crítica – a construção da crítica cinematográfica |
BAZIN, A. O que é o cinema? |
7
30/10 |
Reprodução técnica – a questão da definição da arte cinematográfica frente o real |
BENJAMIN, W. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica |
8
6/11 |
Cinema e política – a relação do cinema com a política |
Krakauer |
9
13/11 |
As estrelas – a relação do cinema com as ciências sociais | Morin. As estrelas. Pg 5 a 107 |
10
27/11 |
Glauber Rocha – A crítica a hollywood e a situação do cinema do Brasil |
ROCHA, G. Revolução do Cinema Novo. |
11
4/12 |
O documentário |
Coutinho, eduardo. |
12
21/12 |
Devolutiva das avaliações |
Bibliografia básica – Plataforma TIDIA
BAZIN, A. O que é o cinema? São Paulo: Cosac Naify, 2014. 416 p.
BENJAMIN, W. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica (trad. Francisco De Ambrosis Pinheiro). Porto Alegre: Editora Zouk, 2012. 128 p.
BERGSON, H. Evolução Criadora. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1979. 320p.
DELEUZE, G. A imagem-tempo, cinema2. (trad. Eloisa de Araujo Ribeiro). São Paulo: Brasiliense, 1990. 338 p.
DELEUZE, G. A Imagem-movimento, cinema 1. (trad. Stella Senra). São Paulo: Brasiliense, 1985. 272 p.
FURHAMMAR, L., ISAKSSON, F. Cinema e Política. (trad. Julio César Montenegro). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. 234p.
KRACAUER, S. De Caligari a Hitler. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988. 407p.
MENDES, João Maria. O filme filosofa.
MORIN, Edgard. As estrelas.
OHATA, M.(Org.). Eduardo Coutinho. São Paulo: Cosac Naify: SESC, 2014,
ROCHA, G. Revolução do Cinema Novo. São Paulo: Cosacnaif, 2005. 568p.