PLANO QUADRIMESTRAL DE TRABALHO DOCENTE
Disciplina: Praticas de Ensino | Série/Ano: 2019.2 | Período: Manha | Professor: André La Salvia |
Ementa: Propõe-se a avaliação crítica e a elaboração de programas de ensino e processos avaliativos, planos de aula, materiais didáticos e paradidáticos para o ensino de Filosofia na educação básica e em espaços não-formais. Trata-se de conhecer os materiais didáticos já existentes e abrir espaço para a criação de objetos de aprendizagem e materiais de ensino de filosofia.
1º Bimestre | ||||
Conteúdos/ Currículo | Objetivos/habilidades | Metodologia | Recursos | Instrumento de Avaliação |
– História da Filosofia
– Temas e problemas – Habilidades
– autores não canônicos |
– para que serve esses conteúdos? Por que é importante meu aluno estudar tal autor, tal período, tal conceito ou habilidade? | – sequencia da aula (por onde começa, como continua, como termina)
– sensibilização – diálogos
|
– textos filosóficos
– textos de outras naturezas – imagens – filmes – tecnologias |
– de que forma pensa a avaliação, além da dissertação |
Bibliografia Básica: Cossutta, F. Elementos para a leitura de textos filosóficos CRUZ, F. A imageite e seus interstícios num livro de filosofia Nogueira, Renato – O tabu da filosofia Nogueira, Renato Lei 10639 e o ensino de filosofia RUFINONI, P. Filosofia da arte e estética- um caminho e muitos desvios Avaliação Programa de Ensino – Modelo PLANO ANUAL DE ENSINO modelo Plano de Aula – um exemplo PLANO DE AULA um exemplo |