PLANO QUADRIMESTRAL DE TRABALHO DOCENTE

Disciplina: Praticas de Ensino Série/Ano: 2019.2 Período: Manha Professor: André La Salvia

 

Ementa: Propõe-se a avaliação crítica e a elaboração de programas de ensino e processos avaliativos, planos de aula, materiais didáticos e paradidáticos para o ensino de Filosofia na educação básica e em espaços não-formais. Trata-se de conhecer os materiais didáticos já existentes e abrir espaço para a criação de objetos de aprendizagem e materiais de ensino de filosofia.

1º Bimestre
Conteúdos/ Currículo Objetivos/habilidades Metodologia Recursos Instrumento de Avaliação
– História da Filosofia

– Temas e problemas

– Habilidades

 

– autores não canônicos

– para que serve esses conteúdos? Por que é importante meu aluno estudar tal autor, tal período, tal conceito ou habilidade? – sequencia da aula (por onde começa, como continua, como termina)

– sensibilização

– diálogos

 

– textos filosóficos

– textos de outras naturezas

– imagens

– filmes

– tecnologias

– de que forma pensa a avaliação, além da dissertação
 

Bibliografia Básica:

Guia_PNLD_2018_Filosofia

Cerletti, Alejandro. Avaliação em Filosofia. Aspectos didáticos e políticosEduc. rev. no.46 Curitiba Oct./Dec. 2012

Cossutta, F. Elementos para a leitura de textos filosóficos

Comiran, Daniela Fernanda. A PRESENÇA DA FILOSOFIA NO ENEM: UMA ANÁLISE A PARTIR DA CONCEPÇÃO HISTÓRICA-TEMÁTICA-PROBLEMATIZADORA

CRUZ, F. A imageite e seus interstícios num livro de filosofia

Dias, Marines Barbosa de oliveira Avaliação em filosofia sim. Por que não? Uma proposta para a elaboração de instrumentos avaliativos de filosofia na educação básica.

Gallo, A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. ETHICA RIO DE JANEIRO, V.13, N.1, P.17-35, 2006

Nogueira, Renato – O tabu da filosofia

Nogueira, Renato Lei 10639 e o ensino de filosofia

Oliveira, Maria de Lurdes de Andrade de Pina Pereira de, centralidade do texto no ensino e aprendizagem da filosofia no ensino secundário

Reina, Alessandro O ensino de filosofia através do cinema:pressupostos teoricos e praticos a partir do projeto cineclube.

Rodrigo, Lidia Filosofia no ensino médio: metodologia e práticas de ensino1 Cadernos do NEFI Vol. 1, no 1, 2015

RUFINONI, P. Filosofia da arte e estética- um caminho e muitos desvios

Oliveira, Maria de Lurdes de Andrade de Pina Pereira de, centralidade do texto no ensino e aprendizagem da filosofia no ensino secundário

Avaliação

Programa de Ensino – Modelo PLANO ANUAL DE ENSINO modelo

Plano de Aula – um exemplo PLANO DE AULA um exemplo