Ementa Básica
ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
Ementa: O objeto de estudo da disciplina é o material didático utilizado para a sua prática. Tem em vista, portanto, a origem dos materiais didáticos, os principais recursos didáticos atuais. Propõe, por um lado, uma análise sobre os objetivos, adequação, diversidade de usos e o seu momento certo, o que compreende um levantamento dos materiais mais apropriados para o ensino de Filosofia e uma reflexão sobre modos de conciliação entre os instrumentos teóricos e metodológicos com os didáticos de acordo com os objetivos do professor e respeitada a sua autonomia e peculiaridades da disciplina. Por outro lado, propõe uma atividade prática de confecção e verificação dos resultados do material didático.
Bibliografia:
ASPIS, R. P. L. O Professor de Filosofia: o ensino de filosofia no Ensino Médio como experiência filosófica. Cadernos CEDES, São Paulo, 01 set. 2004. http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v24n64/22832.pdf
MEUCCI, Arthur; BARROS FILHO, C. O que ensinar filosofia quer dizer? Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 1, 2010, p. 72-92.
Plano de ensino:
Conteúdo programático
1) a origem dos materiais didáticos da filosofia
Ensino de filosofia: a origem dos materiais didáticos (manuais) até os principais recursos didáticos atuais (PNLD, apostilas de sistemas de ensino, recursos digitais e realidade aumentada).
PNLD: uma análise sobre os objetivos, adequação, diversidade de usos e o seu momento certo,
2) os principais recursos didáticos atuais.
3) uma análise sobre os objetivos, adequação, diversidade de usos e o seu momento certo, o que compreende um levantamento dos materiais mais apropriados para o ensino de Filosofia e uma reflexão sobre modos de conciliação entre os instrumentos teóricos e metodológicos com os didáticos de acordo com os objetivos do professor e respeitada a sua autonomia e peculiaridades da disciplina.
– temas, problemas, HF, habilidades
– imagens/videos na construção do material didático
– qual tradição escolher – o papel das filósofas e da pluriversalidade da filosofia
– recortes de textos filosóficos
– avaliação/enem
– novas tecnologias e o ensino de filosofia
4) uma atividade prática de confecção e verificação dos resultados do material didático.
Elaboração dos projetos dos alunos: uma reflexão sobre modos de conciliação entre os instrumentos teóricos e metodológicos com os didáticos de acordo com os objetivos do professor e respeitada a sua autonomia e peculiaridades da disciplina. Com uma atividade prática de confecção e verificação dos resultados do material didático.
seman |
Tema |
Bibliografia |
1 19/2 |
Os tipos de materiais didáticos: manuais, antologias de textos, apostilas de historia da filosofia, livros do PNLD, – breve histórico do ensino de filosofia no brasil – a era dos manuais – as alternativas aos manuais (antologias de recortes de textos, de citações, guias folha e globo). – apostilas de sistemas de ensino |
Apresentação de proposta do curso e breve historia do ensino de filosofia no Brasil, com foco no material didático |
2 26/2 |
Atualidade – PNLD seu edital, seus livros, suas possibilidades de trabalho – documentos oficiais – escolha de um livro do PNLD para fazer uma apresentação crítica sobre seus limites e possibilidades |
Bibliografia: –Edital_PNLD_2018_ENSINO_MEDIO_consolidado_3_Alteracao Marcos de Camargo Von Zuben* Joelson Silva de Araújo** Izanete de Medeiros CostaCópia de AVALIAÇÃO DOS PRINCIPAIS LIVROS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA PARA O ENSINO MÉDIO EXISTENTES NO MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO |
3 5/3 |
Avaliação crítica dos Livros do PNLD e Apresentação de materiais próprios já desenvolvidos e leitura critica de artigo |
Atividade: Apresentação de avaliações críticas do alunos sobre obras escolhidas Bibliografia: MEUCCI, Arthur; BARROS FILHO, C. O que ensinar filosofia quer dizer? Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 1, 2010, p. 72-92. |
4 12/3 |
Projetos – discussão e elaboração |
Pré-apresentação dos materiais para os projetos |
5 19/3 |
Critérios para material didático – Uma velha questão: Temas, problemas, HF ou habilidades |
Bibliografia: – ASPIS, R. P. L. O Professor de Filosofia: o ensino de filosofia no Ensino Médio como experiência filosóficaCadernos CEDES, São Paulo, 01 set. 2004. |
6 26/3 |
Critérios para material didático – filósofos e filósofas escolhidas |
Bibliografia – Renato Nogueira, O tabu da filosofia – Renato Nogueira. Lei 10639 e o ensino de filosofia Link: https://pt.scribd.com/doc/108807599/Renato-Noguera-Filosofia-Africana-e-Lei-10639 |
7 2/4 |
Critérios para material didático – Imagens/videos no ensino de filosofia |
Bibliografia – CRUZ, F. A imageite e seus interstícios num livro de filosofia – RUFINONI, P. Filosofia da arte e estética- um caminho e muitos desvios |
8 9/4 |
Critérios para material didático – Imagens/videos no ensino de filosofia |
Bibliografia: – O filme filosofa, Joao Maria Mendes |
9 16/4 |
Critérios para material didático – Texto filosófico na aula de filosofia |
Bibliografia: – Cossutta, F. Elementos para a leitura de textos filosóficos |
10 23/4 |
Critérios para material didático – Texto filosófico na aula de filosofia |
Bibliografia A Centralidade do Texto no Ensino e Aprendizagem da Filosofia |
11 7/5 |
Critérios para material didático – A questão da avaliação |
Bibliografia: –Alejandro Cerletti Avaliação em Filoso a. Aspectos didáticos e políticos |
12 14/5 |
Critérios para material didático – A questão da avaliação |
|
13 21/5 |
Critérios para material didático – Softwares na aula de filosofia
|
– ENSINAR FILOSOFIA UTILIZANDO SOFTWARES ONLINE E DE AUTORIA: CONSTRUINDO TIRINHAS |
14 28/5 |
Apresentação final dos materiais próprios |
Projetos finais |
15 4/6 |
Fechamento do curso |
Avaliação dos alunos, do curso e do professor |